A competição desportiva NAVAMAER entre as Escolas de Formação de Oficiais (Escola Naval, Academia Militar das Agulhas Negras e Academia da Força Aérea) chegou ao fim nesta sexta-feira, dia 26 de julho.
A atividade reuniu mais de 600 atletas na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP) que demonstraram suas habilidades esportivas, espírito de coragem e superação de marcas.
O pódio não foi o limite para muitos deles, que conquistaram marcas representativas e mundiais. “Estou muito feliz, pois bati a marca olímpica na modalidade Carabina de Ar 10m, um esporte mundial e que na NAVAMAER tem a característica de ser misto. Neste ano, tivemos três mulheres no pódio”, salientou a Cadete da AMAN Isabela, do 3º ano do curso de Intendência. A atleta também ultrapassou o recorde dela próprio no Fuzil Standard, com 597 pontos, um a mais que em 2023.
A precisão no alvo, a velocidade na pista, a bola na cesta, na rede, o ritmo certeiro no campo da orientação, as braçadas sincronizadas na piscina, tudo em busca do título. Em uma grande sinfonia, os atletas da AMAN mostraram que os treinamentos, a determinação e o apoio dos militares da Seção de Educação Física, Centro de Desportos do Exército e demais militares foram fundamentais para um resultado tão expressivo.
No ranking de medalhas, a AMAN ficou com 126, seguida da AFA, com 95 e da EN com 50.
Boa parte das medalhas veio do Pentatlo. A AMAN venceu em 19 modalidades, das 25 disputadas. O Cad Lucas Macedo foi o detentor de 3 ouros, nos 100, 200 m e no revezamento 4×100. “Foi um momento muito especial. É a prova mais nobre do atletismo. Eu só tenho de agradecer aos meus treinadores e as forças. Agora irei representar a AMAN no Cadet Games, o mundial de Cadetes previsto para o mês de agosto, na Venezuela”, disse ao Cad Lucas Macedo.
A exemplo do Lucas, outros 51 Cadetes da AMAN estão classificados para o mundial de Cadetes.
Da cerimônia de abertura, em 19 de julho, ao encerramento, em 26 de julho, foram mais de 200 horas de preparação, competição e trabalhos logísticos. Planejamento e execução que começaram bem antes da NAVAMAER, sendo intensificados nas semanas prévias ao evento.
O Brigadeiro do Ar Marcelo Lobão Schiavo, Comandante da AFA, destacou a importância do esporte no desenvolvimento de valores inerentes aos futuros oficiais, como coragem, disciplina e a busca constante pela excelência.
Os Jogos abrangeram 13 modalidades desportivas: atletismo, basquete, esgrima, futebol, judô, natação, orientação, pentatlo militar, pólo aquático, tiro de arma curta, tiro de arma longa, triatlo e voleibol. Cerca de 450 medalhas foram disputadas.
Além do incentivo à prática esportiva, a NAVAMAER fortalece valores militares como camaradagem, perseverança, determinação e o respeito.
https://www2.fab.mil.br/afa/navamaer/.
Leia a notícia na fonte: Academia Militar das Agulhas Negras
Saia na frente e saiba antes! Inscreva-se em nosso canal no Telegram