A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) criou no ano de 1967 a Seção de Instrução Especial (SIEsp), com o objetivo de estabelecer circunstâncias que se assemelhassem ao combate real e, desta forma, promover o desenvolvimento de atributos na áreas cognitiva, psicomotora e afetiva.
Cinquenta e sete anos depois muitos são os frutos, que vão além do âmbito militar, aproximam-se e residem no espaço civil, seja por meio da formação do futuro líder do Exército Brasileiro e sua atuação para o desenvolvimento nacional, seja por meio da parceria com diversas instituições civis, o que promove a aproximação desta tão renomada instituição com diversos atores da sociedade.
Celebrar esses feitos também é uma atitude que não falta aos que estão e são a linha de frente da SIEsp.
Por isso, no dia 28 de agosto de 2024, a AMAN realizou uma formatura alusiva ao aniversário da Seção de Instrução Especial (SIEsp), com a presença de antigas gerações de instrutores: o Gen Ex Júlio Cesar de Arruda, o General Ex Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira e o Gen Div Hélio Chagas de Macedo Júnior.
Durante a solenidade no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes, o Comandante da AMAN, General Vinicius, agradeceu a resiliência militar demonstrada pelos instrutores à frente dos Estágios especiais ocorridos ao longo do ano. O que significa dizer que tal capacidade e padrões são copiados e multiplicados pelos Cadetes de Agulhas Negras.
O Gen Ex Arruda, antigo Comandante do Exército e da AMAN, em suas palavras, reforçou que a SIEsp assume um papel protagonista na formação dos Cadetes: “ A Seção é, inclusive, referência para outros Exércitos do mundo. No meu comando, tive o retorno de militares dos Estados Unidos que passaram pela nossa formação e viram o quanto ela é ímpar. Sem dúvidas, o que mais ressalto em nossa SIEsp é a autoconfiança”.
Após a formatura, os oficiais generais participaram de um briefing sobre a evolução atitudinal dos Cadetes, um trabalho feito em conjunto pela SIEsp e o Centro de Desenvolvimento da Liderança (CDL). Oportunidade em que o Gen Div Macedo foi lembrado por sua conduta exemplar como antigo instrutor da SIEsp.
Também no dia 28 de agosto, foi realizada uma competição de tiro entre militares de todas as seções da AMAN.
Histórico da SIEsp
A Seção de Instrução Especial (SIEsp) da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) foi criada em 1967, em um contexto mundial complexo, em meio a Guerra Fria e a Guerra do Vietnã. Naquela conjuntura, notou-se a necessidade de uma transformação na formação dos Cadetes (REGIANI; LUIZ,p 1).
A SIEsp ministra instrução militar conduzida em situações de grande dificuldade física e ponderável pressão psicológica para o executante.
Os estágios perpassam o itinerário acadêmico do Cadete, sendo no 1º ano o Estágio Básico do Combatente de Montanha; no 2º ano, o Estágio de Selva; no 3º ano, o Estágio de Patrulha de Longo Alcance, com características especiais; do 4º ano, o Estágio de Operações contra Forças Irregulares.
Ser parte de uma Seção de Instrução Especial, que zela pela tradição, sem se desvencilhar dos novos desafios do futuro, é compromisso diário para com as antigas, atuais e as futuras gerações de líderes militares da AMAN.
FONTE: REGIANI, R; LUIZ, L.T. Resiliência militar desenvolvida na Seção de Instrução Especial da AMAN: Identificando o Perfil de Resiliência dos Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras. Escola De Aperfeiçoamento de Oficiais. Rio de Janeiro, [s.d.].p.1.
Leia a notícia na fonte: Academia Militar das Agulhas Negras
Saia na frente e saiba antes! Inscreva-se em nosso canal no Telegram