Unindo cuidado, ciência e inovação, o curso de Enfermagem da Univassouras forma profissionais preparados para os desafios da saúde e construir carreiras de alcance global “Quem faz enfermagem tem que gostar de cuidar, tem que gostar de seres humanos”, afirma Lília Simões, coordenadora do curso de Enfermagem da Univassouras e ex-aluna da primeira turma do curso. Esse é o perfil básico dos estudantes, mas o curso vai muito além do cuidado, ele exige paixão por ciência, tecnologia, inovação e pesquisa.
Na Univassouras, a formação em enfermagem passa por três pilares importantes para se desenvolver na área: ensino, pesquisa e extensão. Essa base permite que o futuro enfermeiro esteja preparado para atuar em diversos cenários da saúde, desde a atenção básica até áreas mais complexas.
Durante a graduação, os alunos têm a oportunidade de participar de projetos de pesquisa e extensão, além de integrarem ligas acadêmicas que funcionam como trampolins para que os estudantes possam aprofundar conhecimentos e moldar suas carreiras.
Enfermagem na Univassouras: Ciência, cuidado e uma carreira sem fronteiras
Divulgação/ Univassouras
E o suporte não para na graduação. A Univassouras oferece uma ampla gama de cursos de pós-graduação, incluindo mestrado e doutorado, incentivando a formação continuada e a especialização. “A graduação é o primeiro passo, o primeiro degrau da vida dele”, reforça a coordenadora.
Infraestrutura e ensino
Para garantir uma formação completa, a Univassouras investe em infraestrutura e tecnologia. O curso conta com laboratórios de última geração e um hospital de ensino próprio, oferecendo um ambiente prático de aprendizado para os estudantes. Além disso, a universidade aposta em metodologias ativas e inovação tecnológica, que ajudam os alunos a se destacarem no mercado de trabalho.
Essa estrutura avançada permite que o aluno se prepare para atuar em diversos cenários, como terapia intensiva, nefrologia, oncologia, empreendedorismo e até estética. “Ele se forma um generalista, mas vai ver qual caminho seguir nesse grande cenário de atuação”, explica Lília.
Enfermagem na Univassouras: Ciência, cuidado e uma carreira sem fronteiras
Divulgação/ Univassouras
Um dos grandes diferenciais do curso de Enfermagem da Univassouras é a proximidade entre alunos e professores. “Nós somos os mentores do que eles vão ser no futuro. Então, como a gente atua nisso? Trazendo o aluno para participar de projetos, às vezes escolhendo um professor para ser mentor de uma liga, para que se dedique a uma área específica”, destaca Lília. Essa relação direta permite que os estudantes construam um perfil profissional alinhado aos seus interesses e aspirações.
Enfermagem sem fronteiras
Outro aspecto que diferencia o curso de Enfermagem da Univassouras é sua inserção internacional. Cada vez mais, egressos da universidade têm se destacado em países como Estados Unidos, Alemanha e Canadá. Essa internacionalização reflete o crescimento da profissão e a alta qualidade dos profissionais formados pela instituição.
Com duração de cinco anos, o curso de bacharelado em Enfermagem prepara o aluno para atuar em diversas frentes da saúde. Embora a instituição ofereça apenas o bacharelado, é possível, após a graduação, buscar uma complementação para licenciatura ou se especializar em ensino por meio de mestrado e doutorado.
Para Lília, Enfermagem é, sem dúvidas, “a profissão do futuro”. Com um mercado cada vez mais aquecido e múltiplas oportunidades de atuação, o curso oferece uma carreira promissora para aqueles que se dedicam ao cuidado e à inovação.
Leia a notícia na fonte: G1 – Rio Sul e Costa Verde
Saia na frente e saiba antes! Inscreva-se em nosso canal no Telegram