Profissionais do hospital realizaram uma paralisação nesta terça-feira por falta de material e pagamento. Prefeitura afirmou que a unidade ‘segue operando normalmente’ e ‘com os insumos necessários disponíveis’. Hospital Doutor Adalberto da Graça, em Paracambi, está com falta de insumos
Pacientes que dependem de atendimento no Hospital Doutor Adalberto da Graça, em Paracambi (RJ), estão reclamando de falta de insumos básicos, como seringa, agulha e soro. Nesta terça-feira (3), profissionais de saúde da unidade realizaram uma paralisação por falta de material e pagamento. A Polícia Militar chegou a ser acionada.
“Eu estou tendo que trazer seringa e soro para o hospital. Eu faço tratamento de lúpus e fibromialgia. Então, até hoje, tem meu remédio. Porém, e se amanhã acabar? Onde que eu vou tomar a medicação? Há 14 anos, eu frequento esse hospital. Nunca vi faltar uma agulha, uma seringa. Já tem dois meses que eu estou comprando agulha, seringa, de tudo para trazer para o hospital”, afirmou Juliana Reis, moradora da cidade.
“Os pacientes reclamaram que os médicos, três plantonistas, suspenderam o atendimento devido a falta de medicação e insumos, como seringas, agulhas. Sempre acontece. Já aconteceu comigo. Já aconteceu com o meu pai”, lamentou o morador Evandro Viana.
Maria Bárbara da Costa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Paracambi, contou que os profissionais receberam o pagamento de outubro com 60 dias de atraso e revelou que o salário de novembro só deve cair na conta no próximo dia 10 deste mês.
“Os profissionais estão sendo penalizados, não têm direito de reclamar. Pagamentos atrasados. Receberam pagamento [de outubro] agora, na segunda-feira, 60 dias atrasado. O de novembro, talvez, no dia 10 de dezembro. Os médicos e enfermeiros, PJs, só vão receber, segundo eles, no dia 6 de dezembro”, explicou ela.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Paracambi informou que “a maioria dos pagamentos aos colaboradores já foi realizada e que os demais serão concluídos até sexta-feira”.
Sobre o funcionamento do Hospital Doutor Adalberto da Graça, disse que “a unidade segue operando normalmente, com os atendimentos em andamento e os insumos necessários disponíveis para o trabalho das equipes de saúde”.
Também por meio de nota, a Assessoria de Imprensa da Polícia Militar afirmou que “policiais militares do 24º BPM (Queimados), foram acionados para irem ao Hospital de Lages, em Paracambi, para verificar a informação de falta de medicamentos”. Mas que, de acordo com o comandante da unidade, “a equipe foi avisada que o medicamento estava a caminho do hospital”.
Hospital Dr Adalberto da Graça, em Paracambi
Keysa Lima/TV Rio Sul
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Leia a notícia na fonte: G1 – Rio Sul e Costa Verde
Saia na frente e saiba antes! Inscreva-se em nosso canal no Telegram