Atual chefe do executivo na cidade, Joa foi o mais votado nas eleições deste ano, mas continua impedido de continuar no cargo a partir de 2025. Joa
Reprodução/Equipe de campanha
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) , André Mendonça, negou o recurso do atual prefeito de Três Rios (RJ), Joacir Barbaglio Pereira, o Joa, e o manteve inelegível para o próximo mandato. Ele recebeu mais votos nas eleições deste ano, mas depende de uma decisão da Justiça para continuar no cargo.
Joa teve as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE) quando foi presidente da Câmara Municipal, em 2014, e foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
A inelegibilidade, de acordo com o TSE, “incide quando as contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas forem rejeitadas por irregularidade insanável, que configure ato doloso de improbidade administrativa, por decisão irrecorrível do órgão competente, não exaurido o prazo de oito anos contados da publicação da decisão”.
Em nota, o prefeito de Três Rios informou que ‘‘confia plenamente na Justiça de Deus e dos homens’’. Disse também que vai tomar todas as medidas necessárias para levar o julgamento do recurso ao plenário do TSE.
Joa foi o mais votado na disputa pela prefeitura de Três Rios. O candidato do Republicanos teve 60,99% dos votos. Vinicius Farah, do União Brasil, ficou em segundo, com 31,29%.
Nota de Joa na íntegra
“Amigos Trirriense, Venho novamente afirmar que confio plenamente na Justiça de Deus e dos homens. Lutaremos até o final, com sabedoria e paciência para fazer valer os mais de 61% de votos, que recebi carinhosamente de vocês! Faremos o Recurso para levar o julgamento para o plenário do Tribunal Superior Eleitoral. Vamos avante com fé em Deus!”
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Leia a notícia na fonte: G1 – Rio Sul e Costa Verde
Saia na frente e saiba antes! Inscreva-se em nosso canal no Telegram