Ação, chamada de Operação Ambitus, cumpriu três mandados de busca e apreensão nos endereços dos investigados. Operação da PF investiga corrupção eleitoral em Volta Redonda
Divulgação/PF
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (3), uma operação para investigar um esquema de compra de votos nas eleições municipais de 2024 em Volta Redonda (RJ).
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
A ação, chamada de Operação Ambitus, cumpriu três mandados de busca e apreensão nos endereços dos investigados nesta manhã. Foram apreendidos celulares, vários documentos e anotações.
Segundo a Polícia Federal, as investigações apontaram que um dos candidatos se articulou com moradores que se apresentavam como pessoas dotadas de certa influência em alguns bairros da cidade para serem aliciadores e intermediarem a compra de votos.
“Caso o político obtivesse o desempenho esperado nos bairros sob a responsabilidade dos aliciadores e, com isso, fosse eleito, havia uma promessa de premiação por meio de cargos comissionados”, informou a nota da PF.
Ainda de acordo com a PF, a apuração indicou também que a recompensa para os aliciadores ocorria após a comparação entre a quantidade de votos obtidos pelo candidato investigado nas seções eleitorais dos bairros em que houve a compra com a quantidade de títulos de eleitores dos moradores que se ofereceram para participar dos esquemas.
A Polícia Federal informou ainda que não foi comprovado ainda que os eleitores que participaram do esquema receberam dinheiro.
No entanto, foi confirmado que os aliciadores que intermediaram a compra de votos foram recompensados com valores em dinheiro, além da promessa do cargo.
Os envolvidos poderão responder por associação criminosa e corrupção eleitoral. As penas podem chegar a sete anos de reclusão.
Siga a TV Rio Sul no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Leia a notícia na fonte: G1 – Rio Sul e Costa Verde
Saia na frente e saiba antes! Inscreva-se em nosso canal no Telegram