Home G1 Piraí e Valença registram casos de febre do Oropouche

Piraí e Valença registram casos de febre do Oropouche

4 minutos de leitura
0
52

Estado do Rio teve 10 infectados no mês de abril, sendo cinco deles em Piraí e um em Valença. Secretaria de Estado de Saúde está investigando os casos. Piraí (RJ) e Valença (RJ) registraram casos de febre do Oropouche neste mês. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde na noite de segunda-feira (29).
Ao todo, o estado do Rio de Janeiro teve 10 infectados pela doença entre os dias 9 e 18 de abril, sendo cinco deles em Piraí e um em Valença. Os outros casos se dividem a cidade do Rio e Japeri.
A Secretária de Estado de Saúde vai investigar se os casos são autóctones (transmissão local) ou importados — quando ocorre em outro território. Também haverá uma investigação entomológica (captura de mosquito) nas regiões que tiveram casos confirmados.
Procurada pelo g1, a prefeitura de Valença deu detalhes sobre a infectada: uma estudante de medicina, de 24 anos, moradora do bairro Torres Homem. A jovem contraiu a doença no dia 9 de abril, após seis dias de viagem à Vitória, capital do Espírito Santo. Ela já se recuperou.
A prefeitura de Piraí divulgou uma nota e informou que os casos serão investigados pela Vigilância Epidemiológica.
Sobre a febre do Oropouche
Mosquito maruim transmissor da febre Oropouche
Gato Júnior, da Rede Amazônica
Segundo o Ministério da Saúde, a doença é causada por um arbovírus e pode ser transmitida principalmente pela picada de um mosquito.
Os sintomas são semelhantes ao da dengue e chikungunya, como:
dor de cabeça
dor muscular
dor nas articulações
náusea
diarreia
O Ministério da Saúde ressalta que não há um tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico.
Por ter um potencial epidêmico, a febre oroupoche é classificada como uma das doenças que deve ser notificada imediatamente. Ela também possui uma alta capacidade de mutação, o que pode se tornar uma ameaça à saúde pública.
Em casos de sintomas suspeitos, o apoio médico deve ser procurado imediatamente.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Leia a notícia na fonte: G1 – Rio Sul e Costa Verde

Saia na frente e saiba antes! Inscreva-se em nosso canal no Telegram

Comentários desabilitados